Podemos encontrar hoje no mercado dezenas de ferramentas (pagas, em sua grande maioria) para criar Facebook Ads, monitorar sua performance, descobrir e capturar leads, postar em grupos, e inclusive para espionar e descobrir os Ads dos concorrentes.
O Facebook disponibiliza através do seu Graph Search uma gama de strings de busca padrão, onde você consegue encontrar praticamente o que quiser dentro da rede social.
Então, pensando nisso, resolvi escrever este artigo para ajudar a você que ainda não tem condições de comprar/assinar uma ferramenta específica (é bom deixar claro que todas as que já testei até hoje são ótimas, funcionam, facilitam e agilizam muito a nossa vida), possa espionar os ads e posts dos concorrentes (sobretudo os campeões de interação) para se inspirar, e criar seus próprios.
Lembre-se, jamais copie exatamente um anúncio ou post alheio. Inspire-se, analise qual tipo de imagem foi utilizada, se tinham pessoas na imagem, se era imagem de objeto, etc. Tampouco copie a “copy” do anúncio. Leia, entenda e também analise as interações, os comentários, tente entender porque aquele anúncio teve tantas interações, e baseie-se no resultado desta análise para criar seus próprios anúncios.
Ao copiar exatamente o anúncio de um produtor ou colega afiliado, você não está apenas prejudicando-o, mas sim a todos, e a si mesmo também, porque os anúncios exatamente iguais perdem a relevância na entrega e podem inclusive afetar negativamente as métricas de anúncios semelhantes para aquele mesmo público de acordo com o atual algoritmo do Facebook. Isso claro, sem falar que o Facebook pode simplesmente bloquear seu anúncio ou sua conta de anúncio em casos mais extremos.
Para utilizar estas técnicas que vou ensinar abaixo, você precisará estar ciente de 3 premissas antes de iniciar:
- Você precisa estar logado no Facebook 🙂
- Para todos os links que eu disponibilizar, você precisará substituir string de busca que eu utilizar pela sua string de busca, substituindo os espaços por hifens “-“. Exemplo: “/str/formula-de-lancamento/”
- Caso os links abaixo não funcionem, tentem mudar o idioma do seu Facebook para English (US). Eu utilizo meu Facebook em Português (Brasil) no dia-a-dia e nunca tive problemas, e em todos os meus testes antes de postar este artigo, também funcionou sem problemas, mas alterar o idioma resolve muitos problemas que possam aparecer.
Como exemplo, vamos manter a string de busca que citei acima, do Fórmula de Lançamento do Érico Rocha. Digamos que você deseja descobrir tudo que anda sendo postado no Facebook sobre esse produto, inclusive posts, imagens e anúncios no Facebook:
Neste Artigo, você verá:
Posts Recentes (Live Posts)
https://www.facebook.com/search/str/formula-de-lancamento/stories-keyword/intersect/stories-live
Todos os Posts
https://www.facebook.com/search/str/formula-de-lancamento/stories-keyword/intersect
Posts de Páginas
https://www.facebook.com/search/str/formula-de-lancamento/stories-keyword/stories-publishers
Posts de determinado ano:
(Neste caso, basta alterar também o ano, além da sua string de busca, para obter o resultado esperado)
E aí, gostou? Eu uso no dia-a-dia esses links também como ferramenta antes de criar meus anúncios no Facebook e confesso que me ajuda bastante. Comente abaixo o que achou, se tem alguma dúvida.
Compartilhe esse artigo para ajudar mais pessoas a otimizar seus anúncios, lembre-se que, nesse mundo do Marketing Digital, o seu concorrente hoje pode ser seu parceiro de negócios amanhã.
Grande Abraço.