Os Tipos de Afiliados6 min read

Já expliquei aqui neste post de forma resumida o papel do Afiliado e a sua relação conectando Produtor e Cliente, se não leu ainda, dá uma passadinha lá e depois volte aqui para continuar.

Vou explicar de forma clara e rápida, os 4 principais tipos de afiliados que encontramos hoje dentro do Marketing Digital, com alguns exemplos práticos de como cada tipo se comporta e ações que realizam, e no final vou concluir com minha opinião pessoal de qual tipo é o melhor para cada perfil de Empreendedor Digital. Vamos lá?

Afiliado Renda Extra

Afiliado geralmente iniciante, que começam com pouco ou nenhum conhecimento sobre Marketing Digital e afiliam-se a dezenas ou centenas de produtos de vários nichos diferentes, distribuindo seus links de afiliado diretamente em redes sociais, seções de comentários de sites e blogs, em grupos e páginas aleatórias no Facebook, e alguns até mesmo enviam seus links diretamente nos perfis dos amigos e/ou por mensagem privada.

Essa prática em nada se difere do SPAM que tanto odiamos e condenamos.

Estas técnicas geralmente rendem até alguma renda extra, é possível até chegar a algumas centenas de reais de faturamento em um mês, mas é importantíssimo ressaltar, que essa prática não é sustentável a longo prazo.

Muita gente começa desta forma, porém menos de 5% conseguem de fato obter uma renda extra trabalhando nesse formato. Não é um modelo de negócio que se sustente a longo prazo para gerar renda recorrente e, tampouco é bem visto pela comunidade de Marketing Digital. Eu mesmo já recebi links de afiliados em comentários e reviews de Fan Page que eu administro do Facebook, do mesmo produto que eu promovo, ou seja, a pessoa nem se deu o trabalho de verificar se aquela Fan Page é de outro afiliado, ética profissional passou longe.

É nessa fase também que muitos se frustram com a ilusão do “ganhar dinheiro online rápido e fácil” e desistem dos seus negócios, e muitos também se tornam embaixadores contra o Marketing Digital devido à sua tentativa frustrada, mas que começou completamente errada, pelo menos no meu ponto de vista.

Afiliado Árbitro

É o tipo de afiliado que trabalha nos bastidores, quase nunca aparece, geralmente não possui a autoridade e também não tem o status que o Afiliado Autoridade (explico logo abaixo) tem. Apesar desse perfil, ele é de fundamental importância para o negócio, já que é ele quem garante o mais importante dentro do mercado de afiliados: as vendas.

É bem comum que este tipo de afiliado seja muito técnico e conhecedor de praticamente tudo que envolve programas de afiliados, então ele costuma atuar usando as melhores ferramentas para gerar mais tráfego diretamente para as páginas dos produtores e consequentemente, mais vendas.

Suas campanhas online e seus anúncios são estrategicamente direcionados, sempre com muitos testes de tentativa e erro e também com uma característica comum: os resultados logo aparecem gerando muitas vendas.

Afiliado Autoridade

Este tipo de afiliado produz conteúdo, tem presença em diversas mídias (Facebook, Youtube, Blog, etc), constrói sua autoridade como expert no nicho que atua.

Este tipo de afiliado geralmente indica produtos que ele já comprou e testou ou conhece a fundo o conteúdo do produto que promove. É um afiliado que preocupa-se com a qualidade do conteúdo, com a satisfação do cliente, mesmo que não seja de sua responsabilidade o atendimento pós venda, mas ele se preocupa com o cliente, em ajudar as pessoas, independente se o produto é dele ou não.

Ser um Afiliado Autoridade é trabalhoso, por muitas vezes os resultados não virão em um curto prazo, mas este tipo de afiliado encara seu negócio como uma empresa de verdade, traça metas, planos, identifica problemas e ajusta seus processos, cuida da sua contabilidade, custos, receitas, investimentos, e todas as operações do dia-a-dia de uma empresa. Mas o Afiliado Autoridade geralmente constrói um negócio lucrativo a longo prazo, que o recompensará com um retorno financeiro recorrente por muitos e muitos anos.

Segundo Giordano Narada, que é um dos principais gerentes de afiliados do Brasil e conhecedor das principais estratégias dos afiliados de sucesso, atuar como um afiliado autoridade é um dos principais caminhos para a criação de um negócio online sustentável e de sucesso.

Afiliado Produtor

Poderia listar aqui uma centena de Afiliados Produtores de sucesso, mas não vou me estender muito e deixar o caso de sucesso de 3 pessoas sensacionais que eu conheço e acompanho, que após muito trabalho duro como Afiliados, lançaram seus produtos e continuam seus projetos e trabalhando todos os dias rumo ao sucesso:

Karyne Otto: A Karyne é uma pessoa sensacional e especialista em tráfego orgânico, me identifico muito com a forma que ela começou, atirando para todos os lados e falindo diversos projetos, mas com o tempo e maturidade, aprendeu a começar corretamente, em 3 anos já conseguiu sua independência podendo focar 100% do seu tempo nos negócios online trabalhando em casa, e lançou seu próprio produto, o Viver Melhor Agora, onde ela ensina passo a passo o caminho que ela percorreu até o sucesso que possui hoje.

Caio Vinícius: O Caio é meu amigo pessoal meu, sócio em alguns projetos que lançamos juntos e que começou especializando-se em Tráfego via Facebook Ads com E-mail Marketing. Ele atua no nicho de fotografia e após quase um ano tendo ótimos resultados como top afiliado dos grandes produtores como o Cara da Foto, lançou seu próprio E-book, o 1001 Dicas de Fotografia. Participei ativa e intensamente como Agente de Lançamento deste e-book e batemos todas as metas de vendas que estipulamos nos primeiros 7 dias de lançamento.

Conclusão

Você pode ser um Afiliado Autoridade em um determinado nicho e Afiliado Árbitro em outro simultaneamente, e além disso pode ser também Produtor, então, tenha em mente que não existe uma regra específica muito menos o certo e o errado. Existe o que dá certo para você, seu nicho, seu público e sua estratégia de atuação.

A minha sugestão geral sempre é: comece um projeto, escolha um nicho e trabalhe nele até ficar expert naquele assunto. Domine este nicho e se tornar autoridade, para então expandir para outros projetos, ou até mesmo trabalhar de forma sazonal como árbitro em outros produtos dentro desse mesmo nicho, ou ainda produzir seus próprios infoprodutos, porque não?

A única coisa que eu não recomendo em hipótese alguma, é “atirar para todos os lados”, tornando-se um Afiliado Renda Extra sem um objetivo a longo prazo.

Comece pequeno, pense grande!

Gostou? Deixe seu comentário aqui abaixo e compartilhe este post, me ajude a ajudar outras pessoas!

Abração.

Confira Também:

Comentários