Marketing Digital Para Lojas Físicas: Atraindo Mais Clientes

Já falei aqui sobre a importância do marketing digital para seu negócio físico, mas e como atrair mais clientes utilizando o digital se você possui uma loja em um shopping, por exemplo? Como sair da “concorrência pelo preço” e se destacar diante de um ambiente tão “hostil” para aumentar suas vendas? Essas são dúvidas frequentes por quem anda estudando em implementar estratégias digitais em seu negócio.

A resposta para todas as perguntas é bem simples: Sim! O marketing digital pode aumentar vendas em lojas físicas.

Conforme pesquisas feitas pelo Google e baseadas em casos reais de grandes redes de lojas nos Estados Unidos, como Walgreens e Macy’s, 82% dos consumidores fazem pesquisas antes de concluírem uma compra. Vai dizer que você nunca viu um cliente entrar na sua loja, verificar o preço de um produto, e imediatamente puxar o celular e ir pesquisar o preço do mesmo produto online?

Esses consumidores querem saber tudo sobre o produto e até mesmo a marca ou loja onde pretendem fazer compras, através da pesquisa no Google, um perfil numa rede social, uma loja online ou um aplicativo de celular. A pesquisa também mostra que os consumidores que podem acessar facilmente essa informação compram até oito vezes mais!

As compras na Internet estão crescendo a cada ano, mas ainda há muitos consumidores que ainda preferem fazer compras pessoalmente. Portanto, com a informação disponível na Internet, o consumidor pode executar a compra em uma loja física tranquilamente.

Neste artigo, você vai finalmente entender de que forma o marketing digital pode te ajudar a atrair mais clientes para lojas físicas.

Como atrair mais clientes para lojas físicas

Com o advento da Internet, as empresas começaram a usar sites, blogs e redes sociais. Hoje, o marketing digital usa a maioria das lojas físicas e virtuais, mas existem algumas ações básicas para alcançar bons resultados com esta estratégia.

Crie um Site e um Blog

Toda empresa precisa de um site, no entanto, sua loja deve ser encontrada no Google. Investir em um site que contém todas as informações relevantes para os consumidores (como contato, endereço, descrição e fotos do seu produto ou serviço, etc.) É muito importante cuidar de um cliente potencial. Mas não deve-se nunca negligenciar o trabalho de um Consultor SEO antes de iniciar a criação do site, para que o mesmo já comece certo e otimizado para aparecer em ótimas posições nas buscas no Google.

Também é importante ter um blog com conteúdo exclusivo sobre seu segmento de negócios. Se você tem uma loja de roupas, você pode publicar artigos que oferecem dicas de moda. Além de criar interesses do consumidor, sua loja terá maior credibilidade e confiança. Eduque o seu cliente para que ele sempre se lembre de você.

Invista em SEO e Anúncios Pagos

Então, basta criar um site com alguma informação para começar a vender na minha loja física? Não mesmo!

É difícil para um usuário comum de internet passar pela primeira página da pesquisa do Google. Os cliques mais altos ocorrem nos primeiros resultados exibidos pelos mecanismos de pesquisa (Google, Yahoo, Bing). Por esse motivo, é importante usar técnicas de SEO para se destacar dos concorrentes e tornar-se relevante nos motores de busca.

Outra opção é criar anúncios pagos com o Google AdWords. Desta forma, você pode segmentar seu público e obter rapidamente o tráfego no site, o que traz mais clientes para sua loja, porém gastando dinheiro (que pode ter um alto custo se não for acompanhado por um profissional experiente no assunto) para obter esses visitantes.

Seja Presente nas Redes Sociais

Conforme uma pequisa realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC) Brasil, aproximadamente 77% dos consumidores disseram que informações obtidas nas redes sociais influenciaram na hora de comprar um produto e/ou contratar um serviço. Portanto, é importantíssimo criar páginas e perfis para interagir com os potenciais clientes, e interagir de verdade com eles.

Dicas importantes

Não basta publicar diariamente nas redes sociais, você precisa entender o perfil do seu público, quais horários e dias da semana eles mais estarão “disponíveis e atentos” para ver o que você posta. Usar linguagem informal e com bom humor também é muito recomendado, além de compartilhar notícias do segmento do seu negócio, criar vídeos e usar imagens criativas e interessantes.

Mesmo com uma loja física, criar e consolidar a sua presença digital pode aumentar suas vendas. Muitas empresas estão crescendo graças à estratégias de marketing digital bem elaboradas, mas e você? Ainda continua “patinando” com um perfil sem engajamento e sem conversão em vendas?

Caso você não faça a mínima idéia de como e onde começar nas redes sociais, ou ainda se já possui seus perfis criados mas não obtém o resultado esperado, basta entrar em contato comigo clicando aqui e você terá uma hora de Consultoria de Marketing Digital grátis. Vamos conversar!