Afinal, Tem Como Ganhar Dinheiro no Instagram?5 min read

Esses dias navegando no Quora me deparei com essa dúvida por lá: “Como posso gerar dinheiro no Instagram?

Como eu gastei um tempão lá respondendo sob o meu ponto de vista, vou replicar aqui no blog a resposta na íntegra logo abaixo.

Entendendo os 3 Fatores Importantes

Primeiramente, o ideal é ter em mente que para gerar dinheiro com qualquer rede social, você precisa entender alguns fatores:

    1. Seu público alvo está ali naquela rede (no caso, Instagram)?
    1. A rede social possui recursos e/ou ferramentas que te permitem monetizar de alguma forma?
  1. Você entende de funil de conteúdo suficientemente bem para trabalhar seus seguidores pela jornada até transformá-los em seus clientes?

Entre outros tantos que surgem todos os dias…

Vamos focar nestes 3 que citei, que considero os cruciais para uma boa estratégia HOJE no Instagram.

Conhecendo o Público Alvo

Você necessita conhecer seu público alvo e saber como é o comportamento dele no Instagram, vamos detalhar melhor…

Conhecer seu público alvo não é apenas saber a faixa etária, gênero, estado civil, e outras informações básicas que muita gente vende por aí em cursos milagrosos.

Você precisa saber detalhes minuciosos para acertar em cheio no público alvo, explico: você precisa entender as dores daquelas pessoas, sim, PESSOAS, antes de sermos leads, prospects, clientes, somos PESSOAS! Você precisa conhecer seus desejos, suas vontades, suas aspirações, que tipo de comida têm afinidade, que tipo de programas de tv assistem, que tipo de hobby possuem em comum, que tipo de lugares frequentam, enfim, isso é o básico do básico.

E como consigo saber tantas informações? PERGUNTANDO oras.

Faça pesquisas em grupos de whatsapp, em grupos de facebook, faça pesquisas com seus clientes que aparecem na sua loja, PESQUISE.

Quanto mais tempo você gastar na etapa de pesquisa, mais assertivo será em alcançar este público e entregar para eles as mensagens corretas.

E no Instagram? Lá você precisará investir um tempo pesquisando quais hashtags seus clientes ou potenciais clientes usam, quais geolocalizações eles usam ao postar suas fotos, que perfis eles seguem, eles curtem mais conteúdo institucional, memes ou fotos de produtos de lojas? Eles costumam comentar nas fotos dos perfis que são potenciais concorrentes seus? Que tipo de conteúdo é esse? São posts com frases motivacionais? São posts de produtos/serviços?

Ao estudar minimamente tudo isso aí, você terá informações mais precisas pra entender inclusive, se deve mesmo tentar “vender” algo utilizando o Instagram para o seu público alvo… Já pensou se seu potencial cliente na verdade costuma comprar através de conteúdo no Linkedin e está no Instagram apenas babar nas fotos de praias paradisíacas e parques da disney?

Conhecer, Entender as Regras e Dançar Conforme a Música

É crucial ler, entender, aceitar e seguir as regras impostas por cada rede social, tanto para postagens, quanto para mensagens privadas, comentários, anúncios, etc etc

No caso do Instagram, ela permite que você utilize de anúncios patrocinados e aqui no próprio site deles tem um guia com algumas dicas

Além disso, você precisa seguir as mesmas regras do Facebook (o Instagram é do Facebook, lembra?) quanto à falsas promessas, proporção de texto na imagem, produtos proibidos, etc etc… leia aqui as regras na íntegra

Muitas destas regras valem também para posts comuns, que você realiza e não utiliza anúncios. Pense que se você infringe as regras, em algum momento você pode perder seu perfil ou sofrer bloqueios chatos diariamente.

Em resumo, o Instagram permite que você tenha seu negócio lá, inclusive com opção de conta comercial onde são habilitadas mais opções para empresas no perfil, te disponibiliza uma gama de opções em anúncios patrocinados para aumentar a sua exposição, porém é necessário seguir estritamente as regras dele.

Funil de Conteúdo

Se chegou até aqui na resposta, você provavelmente está se perguntando o que diabos é funil de conteúdo.

Vou tentar simplificar: Supondo que seu público alvo foi devidamente mapeado e você está interagindo com eles, você planejou o conteúdo, o tipo de postagem que você vai fazer, quantos dias na semana, quantos por dia, qual temática, se só terão fotos ou se terão vídeos, ou seja, uma agenda básica.

Além disso, você precisa identificar em que estágio o seu público alvo está:

    • Parcela A -> ele não sabe que tem um problema (que o seu produto/serviço resolve)
    • Parcela B -> ele sabe que tem um problema mas não sabe como resolver, ou
  • Parcela C -> ele sabe que tem um problema, sabe como resolver mas está buscando a melhor opção (produto ou serviço)

Fatalmente, você pode se deparar com pessoas dentro do seu público alvo, descobrindo seu conteúdo, misturadas pelos 3 estágios que descrevi acima. O que fazer então?

Primeiramente, entenda os 3 estágios, depois, planeje sua agenda e o seu tipo de conteúdo, para agregar valor para essas pessoas dentro do estágio que cada uma está. Por exemplo: Que tal se toda segunda-feira você criar conteúdo (post ou vídeo) focado na parcela B do público? E se toda terça feira você criar conteúdo focando na parcela C do público? E se para a parcela A do público, que é basicamente quem nem sabe que tem um problema a ser resolvido, você ofertar um livro gratuito, um video gratuito, algum material que agregue de verdade pra ajudar essa pessoa através de um conteúdo patrocinado, para que ela após consumir passe a seguir você (migrando da parcela A para a parcela B), e toda segunda-feira espere um conteúdo que ajudará a instruí-la em avançar até se tornar a parcela C?

Concluindo…

Esse foi um exemplo rápido e beeeeem superficial, mas acho que é mais do que suficiente para você aí entender melhor que não é só simplesmente criar um perfil e sair ofertando coisas e gerar dinheiro no Instagram de forma fácil e rápida… requer muito trabalho, dedicação e estudo, e claro, você precisará em algum momento evoluir, utilizar algumas ferramentas para te apoiar no dia a dia, pode precisar de uma agência e/ou consultor para cuidar do seu marketing, contratar um designer para melhorar o visual dos seus conteúdos, etc etc.

Confira Também:

Comentários