Este artigo é apenas um trecho retirado do meu post original: O Que é Dropshipping e Como Funciona?
Em geral, eu sempre consigo ilustrar o entendimento de como funciona o dropshipping através dessa imagem abaixo:
Neste Artigo, você verá:
Como Funciona o Dropshipping: Estoque e Logística
Seu custo com estoque e logística será ZERO: toda a responsabilidade do estoque e logística é repassada para o seu fornecedor, e os custos para o cliente, embutidos ou não no custo final do produto.
Seu fluxo será basicamente este:
Etapa 1: Um possível cliente entra na sua loja virtual e faz uma compra.
Etapa 2: Você recebe o pedido e de forma manual ou automática usando ferramentas próprias para isso, realiza um pedido no seu fornecedor dropshipping.
Etapa 3: Seu fornecedor dropshipping é o responsável por separar as encomendas e enviá-las diretamente para o seu cliente.
Como Funciona o Dropshipping: Vantagens
Dentre as maiores vantagens do Dropshipping posso listar: Baixo Investimento, é fácil para começar (start do negócio), possui uma menor carga de trabalho no dia-a-dia, te permite liberdade geográfica (trabalhar em qualquer lugar do mundo), uma ampla disponibilidade de produtos para ofertar aos seus clientes, além de ser um negócio altamente escalável.
Como Funciona o Dropshipping: Desvantagens
Vamos abordar agora as desvantagens de trabalhar com este modelo, até porque toda a conveniência e flexibilidade têm um custo, e é essa a parte onde muitos são iludidos e/ou até mesmo desistem do negócio.
Os principais pontos desfavoráveis ao dropshipping na minha visão são: baixas margens de lucro, problemas de controle de inventário, complexidade na gestão do envio e entregas e também erros cometidos pelos fornecedores.