O mundo cresce e evolui a cada dia, e cada vez mais rápido, e isso é algo que não vai mudar. Cada vez mais as pessoas consomem conteúdos digitais nos seus smartphones, tablets, notebooks, computadores e outros dispositivos (até mesmo os relógios inteligentes – smartwatches – vieram para ficar!), e as empresas que ainda não perceberam essa mudança de comportamento do cliente e essa tendência de crescimento do marketing digital, precisam se adaptar urgente, ou vão morrer com a desculpa da “crise”.
Neste Artigo, você verá:
O marketing digital já é uma realidade entre nós
Quando pensamos em marketing digital, em um primeiro momento essa expressão pode soar muito “moderno” ou até mesmo “futurista”, mas veja só abaixo os números impressionantes que vou te mostrar.
Perceba abaixo quanto tempo cada mídia demorou para alcançar 50 milhões de usuários no mundo (dados históricos):
- Rádio – 38 Anos
- Computador – 16 Anos
- Televisão – 13 Anos
- TV a Cabo – 10 Anos
- Internet – 4 Anos
Segundo o IBOPE, aqui no Brasil nós somos 105 milhões de pessoas com acesso à internet (internautas). Isso nos dá o título de 5° País mais conectado do planeta e, mesmo com tudo que passamos durante a crise econômica brasileira mais recente, o mercado de comércio na internet conseguiu faturar R$ 12 bilhões apenas nos quatro primeiros meses do ano de 2015.
São ou não são números impactantes? Com certeza!
Muitas pessoas das gerações mais antigas lamentam até hoje sobre assuntos como: o fim dos jornais impressos, livros sendo trocados por leitores digitais de e-books, Televisão e TV a cabo perdendo cada vez mais espaço para serviços como a Netflix, e também sobre programas de rádio que não existem mais e/ou se transformaram em podcasts.
Enquanto isso, aqueles que cresceram e estão crescendo (gerações atuais) com a facilidade e praticidade de ter internet e telefones celulares, já adotam e vivem no admirável mundo novo do consumo digital. Para esta geração, não há nada de anormal em escutar um audiobook, ou ler um livro inteiro de mais de mil páginas no tablet ou no celular.
Os meios de comunicação digitais são mais rápidos, mais versáteis e práticos, e isso é um fato constatado que não pode ser negado. Talvez por isso não seja uma surpresa que a nossa movimentação para a era digital está muito rápida porque temos tecnologias de ponta cada vez mais disponíveis e acessíveis. Em termos de negócios, existem hoje inúmeras ferramentas disponíveis serem utilizadas e, com o devido planejamento estratégico, alavancar negócios:
- Sites (Páginas na Internet);
- Blogs;
- Banners de Divulgação na Internet;
- Vídeos de Divulgação ou Vídeos Virais;
- E-mail;
- Mídias sociais ( Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, etc. );
- SMS.
E com certeza essa lista têm muito mais ferramentas! Todos os dias novas ferramentas de marketing digital são criadas, para o bem ou para o mal.
E afinal, Por quê Marketing Digital ?
Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que o marketing digital é infinitamente mais acessível e escalável do que o marketing “tradicional”.
Uma postagem em uma rede social ou um e-mail enviado, por exemplo, conseguem transmitir uma mensagem de marketing para seus clientes e/ou seguidores (leads) com baixíssimo custo e com um alcance potencial segmentado muito maior do que as mídias tradicionais, principalmente em se tratando de campanha de TV ou publicidade impressa, à título comparativo.
É claro que a situação de baixo custo e alcance maior, depende estritamente de um ótimo planejamento estratégico digital, realizado de preferência por um Consultor de Marketing Digital qualificado.
Com certeza o maior benefício que podemos obter ao trabalhar com o marketing digital no seu negócio, é a capacidade de medir e acompanhar os resultados praticamente em tempo real. Desta forma fica muito mais simples e rápido sabermos onde está dando certo e onde não está, e como tempo é dinheiro, conseguimos tomar decisões rápidas para adaptar nossa estratégia à realidade do dia-a-dia.
Além disso tudo, trabalhar com marketing digital é pensar em um direcionamento totalmente segmentado, veja: Isso significa que, quem vê a sua publicidade online é quem realmente se interessa pelo seu produto/serviço, ou ainda, quem nós prospectamos de acordo com o seu público-alvo identificado em cada mídia online.
Considerações finais
Vou enumerar uma lista de vantagens de investir em marketing digital a seguir, se comparado com o marketing tradicional:
Medir/Avaliar Resultados – Podemos mensurar os resultados obtidos e calcular no final das campanha o ROI ( Retorno Sobre Investimento ), nos dando visibilidade se foi positivo ou não, pontos de correção e/ou melhoria.
Custo x Beneficio – O investimento em Marketing Digital é muito baixo (novamente: se o planejamento estratégico for bem realizado), pois o potencial de alcance é muito grande: lembre que somos 105 milhões de brasileiros conectados.
Geolocalização – Conseguimos atingir apenas quem nos interessa e onde nos interessa. Imagine perder dinheiro exibindo uma campanha de TV para pessoas fora da sua capacidade geográfica para atender, ou ainda perder tempo com pessoas que você não poderá atender porque estão longe de você, geograficamente falando? No Marketing Digital, podemos criar campanhas direcionadas à regiões, cidades ou bairros específicos.
Segmentação – Segmentar por localização é apenas o início. Conseguimos também segmentar nos baseando em um tipo de comportamento daquele público-alvo, ou seja, pessoas que têm interesse em algo relacionado ao seu produto/serviço e/ou área de atuação.
Tempo real – Todos os monitoramentos dos resultados são realizado em tempo real. É possível acompanhar os seus resultados até mesmo por aplicativos no seu celular por exemplo, realizar mudanças nas atividades executadas e até mesmo determinar determinada campanha continua viável ou não para ser continuada.
Sua empresa já está na internet ?
Se você deseja investir em marketing digital ou apenas gostaria de saber mais sobre como funciona e como podemos juntos alavancar seu negócio utilizando a internet, deixe seu contato no formulário abaixo que já já eu entro em contato com você, vamos bater um papo para entender a sua situação atual e as necessidades do seu negócio, e te apresentarei com certeza uma proposta que vai te dar um bom retorno.