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O que é Dropshipping e como funciona o Dropshipping

O Que é Dropshipping e Como Funciona?

Por Johnny Vernin
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O intuito deste artigo, é auxiliar quem está iniciando, ou quer iniciar neste modelo de negócio: entender o que é dropshipping e como funciona, o que precisa levar em consideração de bom e de ruim, quais as vantagens e desvantagens (sim, não existe modelo de negócio perfeito), os riscos e oportunidades, etc.

O Dropshipping nada mais é do que trabalhar com uma loja (abro aqui um ponto de discussão, porque não necessariamente é uma loja virtual) de varejo, sem possuir qualquer um dos produtos vendidos em estoque.

Ao invés disso, quando a sua loja vender um produto para um cliente, você comprará este produto diretamente de um fornecedor utilizando o endereço do seu cliente como endereço de entrega, e o fornecedor enviará diretamente para o SEU cliente.

Confuso? Para quem nunca viu isso funcionando pode até ser, mas a imagem abaixo deve clarificar o entendimento, afinal, uma imagem vale mais do que mil palavras não é mesmo?

Como Funciona o Dropshipping

Neste Artigo, você verá:

  • Dropshipping: Estoque e Logística
  • Como Funciona o Dropshipping: Vantagens
    • Baixo Investimento
    • Fácil Para Começar
    • Menor Carga de Trabalho
    • Liberdade Geográfica
    • Ampla Disponibilidade de Produtos
    • Negócio Escalável
  • Como Funciona o Dropshipping: Desvantagens
    • Margens Baixas de Lucro
    • Problemas de Inventário
    • Complexidades de Envio e Entrega
    • Erros do Fornecedor
  • Dropshipping Vale a Pena? Conclusão
    • Grupo de Dropshipping no Whatsapp

Dropshipping: Estoque e Logística

Seu custo com estoque e logística será ZERO: toda a responsabilidade do estoque e logística é repassada para o seu fornecedor, e os custos para o cliente, embutidos ou não no custo final do produto.

O seu único “custo” aqui será o “trabalho intelectual” de gerenciar e monitorar toda essa operação no dia-a-dia.

Essa é a maior diferença para o modelo de varejo tradicional. As grandes varejistas do e-commerce por exemplo trabalham com operações enormes de estoque e logística de entrega, onde em alguns casos, esta operação se torna tão grande e complexa que vira uma empresa à parte do mesmo grupo.

Mas nem tudo são flores lindas e cheirosas, trabalhar no modelo de dropshipping também tem seus pontos negativos.

Logo abaixo, eu separei algumas vantagens e desvantagens, é uma lista não exaustiva, com certeza existem muitos mais pontos por aí, mas estes são os que eu, com a minha experiência de mais de 10 anos importando muamba para uso próprio e/ou para revenda, decidi expor e explicar aqui neste post, para tentar deixar um pouco menos obscuro esse modelo de negócio que costuma ser tão polêmico no Brasil.

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Como Funciona o Dropshipping: Vantagens

Agora que você já aprendeu o que é dropshipping e como funciona, está na hora de ver algumas vantagens e desvantagens (minha opinião, claro).

Obviamente sou suspeito para falar, afinal trabalho com Dropshipping há um bom tempo e diferente de muita gente que “promete” que um negócio sólido é montado em poucos dias e rende algumas dezenas de milhares de reais, aqui é muito trabalho pesado. Por isso tentarei repassar para você uma visão verdadeira do que eu considero como as vantagens do dropshipping.

Baixo Investimento

Com certeza é a maior vantagem do dropshipping. Utilizando este modelo de negócios é possível lançar uma loja virtual sem necessitar investir centenas ou milhares de reais em estoque, plataforma (site), funcionários, etc.

Neste modelo, como já disse antes, você não precisará ter estoque, mas a minha recomendação principal é que ANTES de começar a vender qualquer produto, que você faça a “jornada do consumidor”. Compre o produto no fornecedor e envie para você mesmo, faça os testes quanto ao relacionamento com o fornecedor, quanto ao formato de envio, quanto aos prazos de entrega. Seja a sua própria cobaia e reduza surpresas no futuro sabendo mais ou menos o que esperar quando chegar a hora de lidar com os seus clientes no pós venda.

O investimento inicial basicamente se resumirá a:

  • Plataforma da Loja: Independente se você utilizar uma plataforma já consolidada (como Shopify por exemplo) ou próprias (Magento, Woocommerce, Opencart, etc), você terá o custo da mensalidade da plataforma pronta ou da hospedagem (host) da sua plataforma própria.
  • Domínio: Um domínio com o nome da sua loja, sua marca, reduz a desconfiança do cliente final. Aliás, analise como se fosse um cliente como soa melhor: minhaloja.com.br ou minhaloja.myshopify.com?
  • Anúncios: Facebook Ads, Instagram Ads e Google Adwords basicamente. Esqueça SEO e outras técnicas de tráfego de médio/longo prazo, pelo menos agora. Foque em se especializar em gerar tráfego através destes meios, sendo que hoje os anúncios no Facebook ainda representam mais de 80% do tráfego dos maiores dropshippers do mundo.

Ponto de Atenção: muito cuidado com os custos de anúncios. Eu já sofri na pele o que é “perder a mão” e acabar investindo demais, acreditando que escalando o valor investido, principalmente em faceads, será revertido proporcionalmente em vendas e faturamento. Não funciona desta forma.

Estude bastante sobre as plataformas de anúncios, torne-se especialista nelas, ou contrate algum especialista, não faça por conta própria porque você vai apenas gastar dinheiro sem o retorno esperado.

Fácil Para Começar

Colocar no ar uma loja virtual com dropshipping é absurdamente mais fácil quando você não precisa lidar com produtos físicos, estoque e logística. Com dropshipping, você não precisará se preocupar com:

  • Gerenciar ou Pagar por um espaço físico (armazém ou galpão);
  • Embalar e postar seus pedidos nos Correios;
  • Acompanhar o inventário por questões contábeis;
  • Contratar funcionários para cuidar da logística;
  • Pedidos contínuos de produtos e gerenciamento de estoque.

Menor Carga de Trabalho

Já falei um monte de vezes mas reforço aqui, você não precisará lidar com gestão de estoque e as despesas gerais são muito baixas. Na verdade, muitos negócios bem sucedidos de dropshipping são executados dentro de casa mesmo com seu próprio computador ou notebook, bastando apenas acesso à internet. Conforme seu negócio cresce, suas despesas aumentarão claro, mas é o que eu chamo de “problema positivo”: você provavelmente vai ter um aumento de trabalho de gestão dos pedidos, entregas e atendimento pós venda, e pode ser que necessite contratar seus primeiros funcionários ou freelancers.

Liberdade Geográfica

Como a maioria dos negócios digitais, podemos executar um projeto de dropshipping de qualquer lugar no planeta com uma conexão com a internet. Enquanto você puder se comunicar facilmente com fornecedores e clientes, você pode executar e gerenciar sua empresa de qualquer lugar.

Ampla Disponibilidade de Produtos

Como você não precisará estocar os itens que vende, é possível oferecer uma variedade absurdamente grande de produtos para seus potenciais clientes. Basta que um fornecedor tenha o item em estoque e você pode anunciar o mesmo produto na sua loja.

Negócio Escalável

Em um negócio de e-commerce tradicional, se você receber três vezes mais pedidos, de forma geral terá três vezes mais trabalho no operacional. Ao utilizar o modelo de dropshipping, você transfere a maior parte deste trabalho operacional para os fornecedores, que geralmente também já possuem estruturas enormes e muitos funcionários (principalmente se forem fornecedores chineses) já prontos para isso. Logo, o dropshipping permite expandir e escalar com menos dores provenientes do crescimento e menor trabalho incremental. Obviamente que o crescimento das vendas sempre trará mais trabalho, principalmente no atendimento ao cliente e gestão dos pacotes enviados pelos fornecedores, mas nem se compara ao grau de complexidade de um modelo de e-commerce tradicional com estoque próprio.

Todos estes benefícios tornam o dropshipping um modelo de negócios muito atraente para quem está iniciando, e muitas vezes até mesmo é vendido como uma “solução milionária”, mas na verdade não é tão fácil como muitos gurus “vendem” a idéia. Trata-se de MUITO trabalho duro, muito investimento em estratégia, estudo, solução de problemas, replanejamentos, atendimento e suporte aos clientes, enfim, como praticamente como qualquer outro negócio.

Mas antes de falar das desvantagens, vamos descontrair um pouco com esse belíssimo clip do Chris Record (Assista com legendas em inglês, se você sacar as referências/lições comenta aí no fim deste do artigo):

Como Funciona o Dropshipping: Desvantagens

Vamos abordar agora as desvantagens de trabalhar com este modelo, até porque toda a conveniência e flexibilidade têm um custo, e é essa a parte onde muitos são iludidos e/ou até mesmo desistem do negócio.

Por causa disso, aqui eu vou trazer um bônus surpresa: Para cada desvantagem citada, vou dar uma dica como eu atuo para minimizar, adaptar ou resolver a questão, assim se você já possui uma loja com dropshipping e se identifica ou ainda se vai iniciar a sua, poderá ter idéia e adaptar minha solução de forma que resolva seu problema também (ou não hehe).

Margens Baixas de Lucro

Margens baixas são a maior desvantagem de operar em nichos altamente competitivos (vide a quantidade de lojas trabalhando em formato dropshipping no MercadoLivre, por exemplo). Pela “simplicidade” e “facilidade” de iniciar uma loja assim, muitos vendedores acabam criando milhares de anúncios nas plataformas e colocam preços muito baixos, com margens de lucro cada vez menores e competem no preço na intenção/ilusão de ganhar no volume de vendas.

Perceba que geralmente são sites de baixa qualidade e serviços de atendimento ao cliente bem pobres (se houver). Mas nem sempre é assim, você também vai encontrar lojas bem estruturadas até mesmo em plataformas próprias de e-commerce competindo no preço.

E acredite, a falta de atendimento ou sites ruins não impedirá que os clientes decidam pelo preço. O aumento na concorrência é capaz de destruir rapidamente a margem de lucro em um nicho.

Dica Bônus: Jamais tente competir no preço. Faça seus clientes perceberem o VALOR que os seus produtos têm, foque sempre nos benefícios dos produtos na vida das pessoas e não nas características dos produtos.

Faça um bom trabalho prévio de estudo de persona, pesquisa e identificação de público alvo, trabalhe com micronichos e aprenda a criar ofertas irresistíveis. Segmente seu público e ataque-o nas mídias onde ele está, nas mídias que ele usa.

Seguindo essa dica você será capaz de vender DIARIAMENTE o mesmo produto que seu concorrente do MercadoLivre vende, com uma margem de lucro de no mínimo 100% (eu não trabalho com margem menor que essa).

Problemas de Inventário

Quando você armazena todos os seus próprios produtos, é relativamente mais simples acompanhar a movimentação deles e quais itens estão dentro e fora do estoque (mais simples, porém mais trabalhoso). Porém quando você está comprando vários produtos de vários fornecedores diferentes, que por sua vez também estão recebendo e enviando pedidos para outros clientes deles, o inventário pode mudar diariamente. Embora existam formas mapear o estoque dos fornecedores e “sincronizar” com a sua loja (dependendo da plataforma utilizada), nem sempre essas soluções funcionam perfeitamente e não necessariamente os fornecedores suportarão a tecnologia utilizada ou ainda, eles mesmos podem não gerir bem seu próprio estoque e você pode estar sincronizando informação desatualizada.

Isso gera um problemão, principalmente se você vender muito de determinado produto, e na hora H de realizar o pedido junto ao fornecedor, ele não possuir estoque.

Dica Bônus: Mapeie SEMPRE no mínimo 3 fornecedores de confiança que vendem o mesmo produto, pela mesma faixa de preço e mantenha um bom relacionamento com eles.

Se você utilizar alguma plataforma de e-commerce especializada ou adaptada para dropshipping, como por exemplo a Shopify com o app Oberlo, ou Woocommerce com o plugin Aliexpress Dropship for Woocommerce, você poderá realizar uma gestão mínima do estoque, baseando-se na informação que o fornecedor provê para a plataforma onde ele anuncia os produtos dele (o mais usado geralmente é o Aliexpress).

Destas formas, você minimiza os riscos e reduz seu tempo perdido com problemas operacionais deste tipo.

Complexidades de Envio e Entrega

Seguindo a mesma linha do item 2 anterior, quando você trabalha com vários produtos de vários fornecedores diferentes, os produtos no seu site terão vários remetentes diferentes e isso pode gerar um leve transtorno para os seus clientes se você não deixar essa informação clara e objetiva.

Por exemplo, vamos supor a situação onde um cliente realiza um pedido na sua loja para três itens, e todos estes itens estão disponíveis apenas em fornecedores separados. Você terá que cobrar por 3 taxas de envio separadas para enviar cada item para o cliente e além disso, vai gerar 3 códigos de rastreio diferentes para o mesmo pedido.

Além disso, estamos no Brasil né? Onde a fama do trabalho dos nossos Correios já não é muito boa, e enviando três pacotes como no exemplo acima, você triplica o risco de dar problema com um pedido, porque se um ou dois desses pacotes extraviarem ou forem danificados, você terá que lidar com essa situação e gastar mais tempo/energia no atendimento pós-venda.

Dica Bônus: Embutir o valor do frete direto do fornecedor no custo final de cada produto e oferecer “frete grátis” é uma boa prática para simplificar a vida nesse aspecto.

Uma outra dica também é ser sempre transparente com o cliente e deixar claro nos termos de uso da loja e também nas descrições dos produtos, que eles podem ser enviados separadamente de outros produtos no pedido, assim você se resguarda para este tipo de reclamação futura.

Sobre a quantidade de códigos de rastreios gerados, não tem muita opção disponível, o importante é sempre enviar todas as informações para o cliente mantendo uma posição clara e nunca mentir, de modo geral dá certo e conseguimos minimizar esses problemas.

Leia também: Tudo Sobre o Frete Epacket

Erros do Fornecedor

Você já foi culpado por algo que não foi culpa sua, mas você teve que aceitar a responsabilidade pelo erro?

Pois bem, é assim que funciona no Dropshipping. Não adianta transferir a responsabilidade para o fornecedor ou para os Correios, você enquanto lojista é o responsável direto por resolver quaisquer problemas que ocorram com as encomendas dos clientes.

Mesmo os melhores fornecedores de dropshipping cometem erros ao enviar pedidos. E você terá que assumir a responsabilidade por estes erros e pedir desculpas, oferecer soluções, oferecer alternativas, etc. para os clientes.

Pesquise muito bem seus fornecedores e os produtos que vai anunciar, porque fornecedores ruins e produtos baixa qualidade causarão uma frustração sem fim com itens perdidos, pacotes maltratados e embalagens de baixa qualidade, o que vai prejudicar a reputação da sua empresa.

Dica Bônus: Faça uma pesquisa extensa sobre o histórico do fornecedor, analise avaliações de outros compradores do mesmo produto, envie mensagens para o fornecedor ANTES de iniciar a divulgação de produtos dele tirando todas as suas dúvidas e fomente um relacionamento de negócio (seu) para negócio (fornecedor).

Eu vou além, não anuncio qualquer produto sem ANTES adquirir para uso próprio. Eu realizo toda a jornada do consumidor simulada, realizo o pedido junto ao fornecedor enviando o produto para mim mesmo, e avalio todas as questões que podem ocorrer: prazo de postagem, qualidade do empacotamento, qualidade do produto, tempo médio de entrega, etc. E faço isso para cada um dos 3 fornecedores que eu seleciono para um mesmo produto. Encare como investimento!

Com isso você minimizará bastante os problemas no pós venda, mas ainda assim você terá problemas, e não se esqueça, a responsabilidade é sua! Assuma, peça desculpas, ofereça alternativas e RESOLVA o problema.

Dropshipping Vale a Pena? Conclusão

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Aprender o que é dropshipping e como funciona traz uma visão mais ampla de que não é um modelo perfeito e livre de stress para construir um negócio bem sucedido. Ele possui algumas vantagens definitivas, mas vem com uma série de complexidades internas e problemas que você precisará lidar no dia-a-dia.

Eu costumo dizer para os meus alunos, parceiros e mentorandos que é um negócio como qualquer outro, e que como negócio, precisa passar por todas as etapas necessárias para sobreviver e crescer. Encare o seu negócio de dropship como uma EMPRESA, faça o devido canvas, elabore o mínimo de planejamento estratégico, pesquise MUITO e pesquise ANTES de iniciar o negócio.

Trabalhe sua persona, avatar e público-alvo, identifique os produtos e aprenda a elaborar as ofertas certas para do produto certo para o público certo.

Aprenda a atacar seu público onde ele está (Facebook, Twitter, Instagram, Google, Linkedin, etc), saiba TUDO sobre seu cliente e com certeza seu trabalho renderá bons frutos.

E obviamente, esteja sempre atendo às variáveis que não estão sob nosso controle, como por exemplo: regulamentações da receita federal, regulamentações dos Correios, Leis de Importação, etc.

Saber o que é dropshipping, e como funciona o dropshipping é fundamental para que você tome sua decisão se quer realmente entrar neste modelo de negócios, e espero que este artigo tenha te ajudado a elucidar um pouco mais a REALIDADE do que é, e não apenas aquela fantasia ilusória pra vender cursos que encontramos por aí.

Se acha que esse conteúdo é de fato relevante e vai ajudar muita gente, compartilhe esse artigo!

Se quer saber mais sobre dropshipping, entrar em contato diretamente comigo ou ainda, conhecer meu trabalho como Mentor de Negócios, basta me chamar no Whatsapp clicando no botão aqui mesmo nesta página, no canto inferior direito.

Grupo de Dropshipping no Whatsapp

Eu tenho um grupo no Whatsapp onde o assunto é exatamente esse: Dropshipping.

O grupo nasceu em Agosto de 2017 e até hoje é de altíssima qualidade, sem spam, sem propagandas e o principal: focado no assunto e seus sub-assuntos relacionados.

Se você têm interesse em entrar no grupo, clique na imagem abaixo, leia as regras na próxima página, e me mande uma mensagem solicitando entrada:

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