Nos últimos anos, com o crescimento das mídias digitais, o papel do consultor de marketing digital é cada vez mais importante. E não estou falando aqui apenas de grandes empresas: todos os negócios de todos os tamanhos têm potencial para criar presença na internet e aumentar suas vendas.
Como é uma área relativamente recente e ainda desconhecida para a maioria dos empresários, o consultor de marketing digital é fundamental para planejar a estratégia digital e orientar as decisões tanto de estruturação, quanto de investimento nesta área.
Muitas empresas no Brasil ainda estão engatinhando, mas aos poucos reconhecendo e se conscientizando da importância do investimento em marketing digital, e que para isso, são necessários profissionais qualificados e uma estratégia de marketing digital sólida, que retorne resultados reais sobre o investimento (curtidas não pagam as contas certo?). Definitivamente não é algo que pode ser implementado e/ou alcançado pela figura do sobrinho que “mexe com Internet”.
Neste Artigo, você verá:
O que faz um consultor de marketing digital?
Um Consultor de Marketing Digital (de verdade) atua de forma estratégica auxiliando empresas (e empreendedores) a estipularem um plano completo de ações de marketing para expor e obter retorno satisfatório da marca (negócio) nas mídias digitais. Estas ações de marketing não necessariamente são 100% online, em muitos negócios, é pré-requisito ações conjuntas também no offline, para o sucesso completo do plano estratégico.
Também é função do consultor de marketing digital analisar o objetivo a ser alcançado pela empresa e qual é a situação atual da mesma, para em seguida estruturar um plano de marketing digital que inclua a estratégia global da empresa e um detalhamento com as ações nas sub-áreas do marketing digital que precisam ser implementadas nas para atingir os objetivos que foram estabelecidos durante o planejamento estratégico.
Nesse planejamento estratégico, são definidas metas como por exemplo:
- Quais objetivos de criar presença online da marca?;
- Quais são as principais necessidades de acordo com o mercado?;
- Quais são os principais concorrentes online?;
- Quais canais e meios serão utilizados nas campanhas online?;
- Quais sistemas, métricas e indicadores serão monitorados?.
Uma consultoria em marketing digital é um serviço que suporta as empresas e seus donos/gestores auxiliando-os no entendimento e definições de quais são as melhores soluções no mercado de marketing online e quais os resultados estimados utilizando-as. É responsabilidade do consultor de marketing online identificar as opções disponíveis e mais adequadas à necessidade do negócio, todos os seus custos associados e as estimativas de resultados (retorno sobre o investimento). Desta forma, os donos/gestores do negócio conseguem tomar decisões mais assertivas e embasadas em dados, não em achismos.
Quando contratar um consultor de marketing online
Geralmente quando os donos e/ou gestores de empresas percebem que necessitam de uma presença online ou enxergam um potencial de aumento de vendas e por consequência, do seu faturamento, utilizando os meios digitais, é quando ele começa a procurar por agências digitais ou fornecedores individuais para lhes ajudar nestas atividades. A importância da contratação de um consultor de marketing em mídias digitais qualificado é fundamental para o sucesso da estratégia online, pois geralmente quando pensam na contratação de uma agência digital ou um consultor, esses gestores descobrem que não sabem o que contratar e como supervisionar a execução do trabalho.
Esse cenário é o que mais acontece no mercado atual, tanto que muitos dos contatos que recebo aqui para consultoria são pessoas que administram negócios e que precisam se posicionar sobre esse mercado online, para poderem então receberem a orientação correta quando contratar serviços digitais.
Consultoria de Marketing Digital: Papéis e Responsabilidades
É preciso separar de forma clara o escopo de trabalho de uma consultoria em marketing digital e a execução das tarefas que forem elaboradas durante o planejamento. Em muitas, o consultor não é quem de fato irá executar e fazer o “operacional” das ações designadas nas tarefas, este atua geralmente na parte de planejamento estratégico e, dependendo do que foi acordado em contrato, pode também supervisionar a implementação recomendando ajustes no que foi executado para melhoria contínua.
O consultor não “mete a mão na massa” para executar de forma direta as ações sugeridas no planejamento estratégico digital, mas está sempre ali acompanhando e analisando os resultados obtidos através dessas ações, utilizando métricas e indicadores com intuito de refinar, melhorar ou corrigir eventuais desvios nas atividades realizadas.
Executar as ações do planejamento estratégico geralmente é responsabilidade de agências digitais, ou outros profissionais especializados em determinado assunto (por exemplo, o copywriter que escreve os textos otimizados para batalhar a primeira posição nas buscas do Google), ou ainda, um próprio funcionário da empresa contratante do serviço, se for julgado que este tem os conhecimentos necessários para executar as tarefas. Todo bom consultor de marketing digital tem uma rede de contatos profissionais com quem já trabalhou e obteve resultados de sucesso, e também é isento para indicar as empresas e profissionais que melhor atenderão o orçamento e às necessidades da empresa contratante.
O consultor de marketing digital é um profissional imprescindível para qualquer empresa que procura uma presença online sólida e principalmente, que procura também retorno sobre o investimento (aumento de vendas, aumento de faturamento, aumento de orçamentos, etc) nos canais online.
Contratando um Consultor de Marketing Digital em Engenheiro Paulo de Frontin
Se você chegou até aqui, é porque tem alguma necessidade específica, dúvida ou ainda já percebeu que necessita da ajuda de um consultor de marketing para alavancar o seu negócio.
Fique à vontade para entrar em contato comigo a qualquer momento, eu vou te retornar esse contato e vamos bater um papo, onde eu vou entender sua posição e suas necessidades e vou te dizer como podemos juntos crescer o seu negócio nas mídias digitais: